Saturday, September 23, 2006

Carta enviada à Camara dos Vereadores de Uberlandia (MG), por Igor Gomes:


"É simples, ver essa caixa em branco e mandar um e-mail para todos os vereadores, como se fosse adiantar algo.
Se palavras resolvessem algo, o passe continuaria a ser R$1,50; os estudantes teriam 50% de desconto (não era um direito?) e eu teria ganhado na Mega-Sena acumulada semana passada.
Só que, como nos foi ensinado nas manifestações, política é pra quem pode, não pra quem quer.
Podemos gritar, escandalizar, que nada nos será feito. Enquanto aceitamos discutir aqui -sem chegar a resultado algum-, em Florianópolis, onde os estudantes fizeram um quebra-quebra eles conseguiram uma suspensão -em vigor até hoje- do aumento do passe.
Nunca fui a favor da destruição. Mas a política dada pelos "excelentíssimos" senhores é essa.
Já que nesse país não há mais liberdade de expressão.
Cartazes nossos foram barrados no Aeroporto-quando o Lula veio porque continham uma lembrança ao Mensalão.
Não simplesmente FOMOS EXPULSOS, como nossos cartazes FORAM CONFISCADOS pela Polícia.
Onde raios foi parar a nossa constituição? O Ato Institucional nº5* está de volta e ninguém me avisou?
Não portávamos facas, nem garfos ou colheres. Não roubávamos ambulâncias ou cortejos fúnebres. Estávamos com 2 inocentes cartazes, onde expressávamos nossa opinião (nem um pouco constrangedora aliás)
os dois cartazes diziam "AUMENTO DO PASSE = MENSALÃO". Uma comparação esdrúxula, mas pareceu ser altamente perigosa à saúde de nosso presidente.
Não venho questionar fatos passados, apenas dizer, que um grupo não se esqueceu da tirania que alguns políticos tem realizado.
O tal do 'despotismo esclarecido'** que a Europa viveu. Pois como dizer que a TRANSCOL foi a única empresa a apresentar qualidade? Não é possível que nenhuma outra empresa que tivesse ônibus produzidos depois da primeira crise do petróleo se interessara por um projeto como esse.
Um lugar que nem os estudantes pagam meia é um paraíso para empresas.
Vereadores que dizem que fazem pelo povo. Como um outro 'excelente' por aí, que fez algumas reuniões sobre o aumento do passe, colheu informações e... Nada foi feito. Até o seu assessor de imprensa deixou de responder meus e-mails.
Será que não há um vereador que pare de se preocupar com as eleições de 2006 e suas candidaturas e dê um olho na caixa de entrada - ou algum assessor de imprensa no maior tédio que não tenha nada pra fazer?
Já não basta a população alienada, que nem sabia do projeto aprovado pela manutenção do monopólio da TRANSCOL por MAIS 20 ANOS.
Cruzes, daqui a vinte anos espero estar longe daqui, curtindo uma vida tranquila, e que Uberlândia fosse apenas uma marca negra já esquecida no meu passado.
Porém esse não é o significado de ser cidadão, não é?
Pois EU vou batalhar para a melhoria dessa cidade. Não só eu, mas todo o MEU (Movimento Estudantil Uberlandense).
Porque não concordamos com isso - essa democracia fajuta.
Se há algum 'muito bom' que se redimiu e leu esse texto, mude. Ou é melhor começar a mandar seus curriculuns.

*= O Poder do Presidente

O Ato Institucional nº 5 foi o instrumento utilizado pelos militares da linha dura para aumentar os poderes do presidente, o Congresso teve ainda mais reduzidas suas prerrogativas, o Poder Executivo passou a ditar definitivamente as ordens e regras que deveriam ser seguidas pelos poderes Legislativo e Judiciário.
AI-5 completo: http://pt.wikisource.org/wiki/Ato_Institucional_N%C3%BAmero_Cinco

**Designa-se por despotismo esclarecido (ou absolutismo iluminado) uma forma de governar característica da Europa da segunda metade do século XVIII, que embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, é animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo. A expressão não é contemporânea aos acontecimentos, tendo sido forjada mais tarde pelos investigadores.
O despotismo esclarecido desenvolveu-se sobretudo no Leste Europeu (Áustria, Prússia, Rússia), em estados recentemente constituídos, de economia atrasada e essencialmente agrícola, onde a burguesia era inexistente ou muito fraca. O Estado tem por isso que substituir-se à iniciativa privada, elaborarando reformas administrativas e jurídicas, dirigirindo a economia e orientando a educação. O despotismo esclarecido contribui para acelerar a modernização de alguns países. Caracteriza-se, em geral, por um espírito secular e em alguns casos mesmo hostil à religião.
Os déspotas esclarecidos legitimam o seu poder com o argumento de que governam em nome da felicidade dos seus povos, de acordo com o novo ethos das Luzes. "

4 comments:

Anonymous said...

Nossa c nem cabo cum eles
u.u
to cum medo de vc
sabe qq c faz? mata eles cum sua gordura
(Y)
dsgkdsjgkldsj
brincadera
=**

Anonymous said...

Oi Igor!
tudo bem?
Nossa... ficou mto boa a sua carta! =]
vc foi sabado ver o discurso o Lula?
e como q tah o M.E.U.?
=*
t+!
Xauz.!

Anonymous said...

políticos mau-comidos >DD
não fazem nada que presta
¬¬"
tá de parabens higor!
futura banda *-*~~
=**

Anonymous said...

muita coisa p/ ler...mas...eu concordo plenamente contigo...como sempre...
esse país só nao vai p/ frente por causa desses politicos...
os jovens poderiam fazer uma revolucao e entrar no poder... =D
é..nem tanto...
b-jussssss..